Aprenda a compreender suas necessidades e ir em busca de auxílio psicológico

Será que eu preciso de ajuda psicológica?

Compartilhe este artigo

É comum que, com a correria do dia a dia, os desafios enfrentados, as responsabilidades e as inúmeras atividades realizadas, nossas emoções não sejam observadas por nós mesmos, fazendo com que a situação se agrave e venha a prejudicar nossa saúde física e mental.

Por isso, a busca pela ajuda psicológica, não se destina somente a pessoas com sintomas identificados, mas também para quem quer se conhecer e identificar suas emoções. Ter autoconhecimento é fundamental para quem procura um equilíbrio vital.

Neste conteúdo, será possível entender a importância da ajuda psicológica e, principalmente, quando é hora de procurá-la!

Entenda por que fazer psicoterapia

A psicoterapia promove o autoconhecimento, ajuda a solucionar conflitos e, principalmente, melhora a saúde mental. São nas sessões de atendimento que o paciente consegue realizar uma autoanálise e pensar sobre as razões que o levam a ter determinados pensamentos e atitudes.

É durante as conversas com o Psicólogo na psicoterapia, que acontece a conscientização do paciente. Também durante a sessão é revisitado através da história de vida, o seu passado, fator que pode influenciar na pessoa que ela se tornou.

Ademais, a psicoterapia também faz parte do entendimento e posterior aceitação da situação vivida, proporcionando atitudes e comportamentos de enfrentamento de maneira mais assertiva, auxiliando diretamente a melhor qualidade de vida.

Sinais de que você precisa de auxílio psicológico

Buscar ajuda psicológica é fundamental para qualquer pessoa, desde que ela tenha os desejos de compreender e lidar melhor com as suas emoções, história de vida, sentimentos e atitudes.

Alguns casos necessitam de urgência por conta da gravidade na qual o paciente se encontra. E, quando não tratados corretamente, os problemas psicológicos podem afetar a saúde física. Por exemplo, o estresse alto é causador de dores de cabeça, doenças crônicas no estômago e perda do desejo sexual.

Confira situações que indicam a necessidade de um auxílio psicológico.

Emoções mais intensas

É natural o ser humano se sentir triste ou apresentar nervosismo mediante situações problemáticas que surgem durante a vida. Mesmo sendo natural, é preciso ter atenção com a intensidade e frequência que essas emoções surgem. 

A partir do momento que os sentimentos começam a causar danos, sejam eles físicos ou psicológicos, é preciso procurar ajuda.

Pensamentos fixos em traumas

Situações estressantes (como morte de um familiar, demissão, doenças graves, relacionamento abusivo, risco de vida, acidentes, divórcio e desemprego) podem gerar sequelas traumáticas na vida de uma pessoa.

O psicólogo pode atuar para aliviar esses sintomas trabalhando com as memórias ruins causadas por alguma situação. Somente com ajuda profissional, os transtornos severos, como a depressão e estresse pós-traumático, podem ser evitados e tratados.

Sensação de desmotivação

Não ter motivação faz com que o ser humano se sinta cada vez mais triste e desanimado. A falta dela pode causar perda de interesse pelas pessoas, pelas atividades que dão prazer e pelo trabalho.

É válido ressaltar que uma desmotivação em excesso pode ser um indício de depressão.

O Psicólogo é essencial para te ajudar a descobrir a razão do problema e a melhor forma de solucioná-lo. 

Variações de humor

Durante um dia, você se mantém feliz; no outro, triste. Essa oscilação de humor deve ser examinada, pois, em algumas situações, os pacientes podem estar com algum transtorno emocional. 

O Psicólogo pode te auxiliar a descobrir o problema e tratá-lo da melhor maneira possível.

Queda no rendimento do trabalho

Sim, os problemas pessoais podem interferir na vida profissional e vice-versa.

As questões podem se agravar quando o rendimento durante o trabalho cai, colocando em risco o emprego. 

Quando a interferência destes problemas é detectada, é indicado que sessões de psicoterapia sejam realizadas, a fim de, encontrar o motivo da queda no rendimento, a melhor solução e o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Dificuldades nas relações interpessoais

Discussões por situações corriqueiras em casa, impaciência com os filhos, dificuldade em se relacionar com o cônjuge e falta de proximidade com amigos são indicadores de que as relações pessoais estão apresentando problemas.

Muitas vezes, nós não conseguimos identificar por que essa situação está acontecendo, sendo um momento essencial para ter ajuda profissional, a fim de se conhecer melhor e modificar positivamente o seu comportamento.

Afinal, por onde começar?

O primeiro passo é começar pela aceitação de que é necessário ajuda profissional. Ao observar qualquer um dos sinais descritos anteriormente, ou algum outro que você venha sentindo, pois, podemos compreender que são muitos os motivos que levam à procura por esses profissionais.

Após a decisão, agende uma sessão com a Psicóloga, ou Psicólogo, qual melhor você se identificar.

Na primeira sessão você pode conversar com ele sobre sua situação. O Psicólogo vai te ajudar, fazendo algumas perguntas.

Lembre-se que você deve se identificar com o profissional e se sentir confortável em conversar com ele, só assim as sessões irão apresentar resultados.

Como vimos, é indicado procurar auxílio psicológico não somente em caso de problemas emocionais graves, mas também naqueles onde se busca lidar melhor com os problemas diários.

Agora que você já sabe quando é hora de buscar ajuda, conheça nossos profissionais e agende agora mesmo uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO