Importância de manter a saúde mental em dia

Saiba o que é e qual a importância da saúde mental

Compartilhe este artigo

O termo “saúde” geralmente remete a bem-estar físico, não é mesmo? Mas manter uma vida saudável vai além, envolvendo cuidados diários inclusive com a mente.

 

Cuidar da saúde mental é indispensável, pois ela possibilita lidar com todas as emoções, positivas ou negativas. Assim, investir em estratégias focadas nesta área pode diminuir sintomas como estresse, insegurança e ansiedade; melhorar a interação social; e criar relações harmoniosas e mais saudáveis.

Quer saber mais sobre o assunto e manter a sua saúde mental? Continue acompanhando este conteúdo até o final. Boa leitura!

O que define saúde mental?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Dentro disso, também se faz muito importante saber lidar com as emoções.

Ou seja, a saúde mental também é o ato de administrar os sentimentos, sejam eles positivos ou não, uma vez que, quando não lidamos bem com medo ou frustrações, ficamos mais propensos a desenvolver transtornos ou psicopatologias.

Sendo assim, a saúde da mente implica estar bem consigo mesmo, podendo manter os relacionamentos saudáveis; desenvolver resiliência em meio às adversidades; e, ainda, ir em busca de um propósito e de satisfação pessoais.

Em outras palavras, manter a mente saudável visa à elaboração de estratégias de enfrentamento e aprendizado sobre a forma de administrar os conflitos e o equilíbrio mediante as demandas externas.

Afinal, qual a importância da saúde mental?

A saúde mental faz parte da manutenção das funções orgânicas, sua manutenção é fundamental para o indivíduo ter as suas capacidades para desempenhar tarefas pessoais e profissionais.

Aspectos positivos podem ser notados quando a mente se encontra saudável:

  • autoconhecimento;
  • qualidade de vida;
  • facilidade para tomadas de decisão e resolução de conflitos;
  • capacidade para enfrentar as dificuldades;
  • maior tolerância com relação às frustrações;
  • não sofrer por antecedência;
  • ótimos relacionamentos interpessoais;
  • mais calma diante de mudanças e desafios;
  • impulsos mais controlados;
  • dia a dia com maior equilíbrio.

Além de todos estes benefícios, um bom estado mental é capaz de garantir condições positivas de convívio interpessoal, estabelecendo relações assertivas com familiares, amigos e demais pessoas.

Atenção: sua saúde mental pode estar fragilizada

O número de diagnósticos de transtornos mentais aumentou significativamente. Por esse motivo, é importante estar atento aos sinais dados pelo corpo e pela mente. 

Atente-se aos seguintes indicativos:

Distúrbio do sono

As psicopatologias podem causar distúrbios de sono como indício de que algo está errado. Isso faz com que as pessoas passem a dormir demais ou apresentar casos de insônia. Indica-se o parâmetro “ideal” de sono de sete a nove horas. 

Preocupações excessivas

Os transtornos psicológicos costumam aumentar a preocupação em questões comuns do dia a dia. Assim, é comum apresentar episódios de estresse excessivo em dias que antecedem algum evento importante.

Caso essas preocupações dominem os pensamentos, interrompendo concentrações e o bem-estar, pode ser um sinal de transtorno de ansiedade ou outra psicopatologia, indicando a necessidade de suporte de um profissional de psicologia.

Dificuldade de concentração

Uma saúde mental fragilizada faz com que as pessoas raciocinem mais lentamente e reduzem a sua produtividade. Esses sintomas ocorrem, pois as informações precisam ser processadas pelo cérebro, e é como se ele “travasse”.

Assim, há dificuldades de concentração simples, por exemplo, enviar uma mensagem de texto.

Sintomas físicos

Sim, as psicopatologias mentais podem gerar sintomas físicos, como dores de cabeça, palpitações, queda de cabelo e demais situações indicadoras.

Lembre-se: ao perceber qualquer um desses sintomas, procure ajuda. Um psicólogo poderá realizar uma observação efetiva, junto a um tratamento adequado para a solução do problema.

A saúde mental deve ser zelada. E se conscientizar do problema é fundamental para que  tenha recuperação, minimizando os riscos da psicopatologia.

Agora que você já conhece a importância da saúde mental, agende uma sessão com nossos profissionais para garantir que tudo está bem. Aproveite, ainda, para nos acompanhar no Facebook e Instagram!

2 comentários em “Saiba o que é e qual a importância da saúde mental”

  1. Pingback: “Meu filho recebeu o diagnóstico de autismo, o que devo fazer?" - 4 Minds Saúde

  2. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and
    wanted to mention that I have truly loved browsing your weblog
    posts. After all I’ll be subscribing in your feed and I am hoping
    you write again soon!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO