Cuidados na depressão na adolescência

Tudo o que você precisa saber sobre a depressão na adolescência

Compartilhe este artigo

Engana-se quem acredita que a depressão só aparece em adultos. Inúmeros adolescentes sofrem com esse tipo de psicopatologia. E o pior: muitos deles não recebem o tratamento adequado justamente pela falta de informação.

Com isso, os sintomas são deixados de lado. E sem os devidos cuidados, os adolescentes podem desencadear comportamentos de risco para a saúde mental e para a vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada sete adolescentes entre 10 e 19 anos possui algum transtorno transtorno mental, e o suicídio é a terceira principal causa de morte nesta faixa etária.

Com a intenção de trazer informação e apoio, elaboramos este conteúdo com elementos importantes para compreender a depressão em adolescentes. Continue acompanhando até o final e saiba mais sobre esse tema tão importante. 

O que é depressão?

A depressão pode ser definida como uma psicopatologia mental, a qual gera mudanças de humor relacionadas principalmente com o sentimento de tristeza. Além disso, pode desencadear alterações nos pensamentos.

A Organização Mundial da Saúde considera a depressão como o “mal do século”, mas ela vem acompanhando a humanidade por toda sua história.

Existem muitas evidências que mostram alterações químicas no cérebro de um indivíduo deprimido, por isso o tratamento é fundamental (medicamentoso ou não), ajudando o paciente a se curar.

Assim como com qualquer psicopatologia, diante de qualquer sinal de alerta, é fundamental ter acompanhamento médico e psicológico para que seja conduzido um tratamento adequado e eficaz.

Saiba o que se caracteriza como depressão na adolescência

Resumidamente, a depressão na adolescência é uma psicopatologia que pode provocar alterações no humor, acompanhada de emoções desorganizadas.

Ao buscar compreender como a depressão se desenvolve nesta faixa etária, é fundamental pensar em multifatores causadores, como a predisposição genética ou biológica, aspectos psicológicos, emocionais e fatores sociais.

Os sintomas podem surgir e fazer com que a vida desse adolescente seja ainda mais desafiadora, pois a depressão prejudica a qualidade de vida e o desenvolvimento em geral.

Alguns sinais e sintomas da depressão em adolescentes

A depressão afeta diretamente o humor, o pensamento, a disposição e até mesmo o comportamento do paciente, e, na maioria das vezes, tem-se uma junção de todos esses sintomas.

Um adolescente deprimido pode se mostrar triste, melancólico e constantemente preocupado, perdendo o interesse em atividades que antes eram realizadas de forma prazerosa.

De modo geral, os sintomas de depressão em um adolescente se assemelham com os de um adulto deprimido. São eles:

  • falta de motivação, energia ou entusiasmo;
  • isolamento das atividades sociais;
  • possíveis confusões e dificuldades na hora de tomar uma decisão;
  • diminuição no rendimento escolar;
  • problemas com a alimentação;
  • distúrbios do sono;
  • sensação de culpa;
  • baixa autoestima;
  • possível abuso de álcool e drogas;
  • aumento de ansiedade e medos;
  • irritabilidade e inquietações.

Tratamento para a depressão

A boa notícia é que a depressão em adolescentes tem boas respostas mediante os programas de tratamento oferecidos pelos profissionais de saúde mental

O primeiro passo é a participação de pais/responsáveis, professores e pessoas ao redor desse adolescente, que devem compreender a situação e agir no momento certo. A busca por um profissional experiente e qualificado é uma ótima forma de começar a tratar essa psicopatologia.

Junto aos adolescentes e aos médicos, os psicoterapeutas podem indicar uma abordagem de tratamento mais adequada para cada paciente.

É válido lembrar que, no caso de suspeita de depressão no adolescente, é fundamental a busca por ajuda. Muitos não enxergam que estão deprimidos, relutando em assumir seus sentimentos e a doença.

A conversa, o acolhimento, a empatia e o cuidado são pontos que podem fazer a diferença para este paciente.

Se você está em busca de uma clínica que entende de saúde mental e conta com os melhores psicólogos para auxiliar os adolescentes, clique aqui! Agende uma sessão com nossos especialistas e saiba como a 4Minds pode ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO