10 psicopatologias na infância que você precisa conhecer

Psicopatologias na infância: conheça as principais

Compartilhe este artigo

Quando falamos em psicopatologia, estamos nos referindo a uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental.Seu foco é, especialmente, estabelecer a diferença entre o que é considerado saudável e o que é patológico.

Assim como em qualquer transtorno, é fundamental conhecer além dos princípios clínicos, principalmente, quando se trata de crianças.

Queixas relacionadas a dificuldades escolares ou a comportamentos são os principais motivos para que uma psicóloga infantil seja procurada e possa auxiliar no tratamento. 

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os principais transtornos psicopatológicos infantis são aqueles referentes ao neurodesenvolvimento, à comunicação e à alimentação.

E foi pensando em auxiliar você a compreender as psicopatologias e identificá-las nas crianças que elaboramos este conteúdo. A seguir, confira 10 dos principais transtornos:

1. Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como autismo, é caracterizado por déficits relacionados com a comunicação e interação social e por padrões de comportamento restritos e repetitivos.

É um transtorno do neurodesenvolvimento de alta complexidade, com diferentes manifestações, sendo elas cognitivas, emocionais e comportamentais.

2. Transtorno de aprendizagem

Pode-se definir como um transtorno do neurodesenvolvimento, o momento onde a criança apresenta dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades escolares. 

Crianças com esse tipo de transtorno podem ter dificuldade de compreender o que estão lendo, ter uma escrita desordenada, segurar o lápis de um modo único, confundir símbolos ou ler os números erroneamente.

3. Transtornos alimentares

Transtornos relacionados com a alimentação envolvem alterações no consumo ou até mesmo na absorção dos alimentos, causando prejuízos à saúde.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, grande parte dos transtornos alimentares é manifestada na infância.

4. Transtorno de ansiedade

Muito comum em crianças e adolescentes, os transtornos de ansiedade vêm sendo um dos principais motivos da busca por orientação profissional, a fim de saber lidar com as crianças que apresentam essa psicopatologia.

A ansiedade em crianças pode ser percebida por meio de transtornos e fobias específicas, como medo de animais, aviões, tempestades ou de situações específicas.

5. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Podendo ser considerado um transtorno de ansiedade, o TOC faz com que o cérebro foque apenas alguns medos e obsessões.

Com isso, as crianças tendem a fugir deles realizando atividades repetitivas ou até mesmo compulsivas, como organizar os brinquedos ou lavar as mãos a todo momento.

6. Depressão

Condição de saúde mental que também afeta as crianças, a depressão é caracterizada por uma tristeza constante, aliada a uma perda de prazer ou interesse em atividades antes agradáveis.

As manifestações da depressão infantil podem ser diversas, principalmente quando comparadas a dos adultos.

7. Distúrbios de eliminação (enurese e encoprese)

Os distúrbios de eliminação se caracterizam por dois transtornos, a enurese e a encoprese. Ambos apresentam uma prevalência alta, podendo seguir pela adolescência e, em alguns casos, pela fase adulta.

A enurese é uma incontrolabilidade de micção, refletindo na perda constante de urina. Por outro lado, a encoprese é a falta de controle da evacuação intestinal, ocorrendo, geralmente, aos quatro anos de idade.

8. Transtornos de comunicação

Estes transtornos englobam déficits em todos os níveis de comunicação, podendo ser na fala ou na linguagem, e indicam que algo não aconteceu como deveria no desenvolvimento infantil.

De forma geral, trata-se de psicopatologias comuns que incluem transtornos de fala, como fluência, gagueira, apraxia e outros.

9. Transtornos de conduta

Esse tipo de psicopatologia envolve padrões repetitivos de comportamento que violam os direitos básicos de terceiros. 

Crianças que apresentam transtornos de conduta costumam apresentar egoísmo e insensibilidade diante dos sentimentos alheios, podendo provocar danos a outras crianças, mentir ou furtar sem culpa.

A categoria para esse tipo de transtorno foi introduzida no DSM-5, incluindo diagnósticos de Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) e Transtorno da Conduta (TC).

10. Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

É um transtorno neurobiológico desencadeado por causas genéticas, caracterizado por sintomas visíveis, como falta de atenção, impulsividade e inquietação.

O TDAH aparece ainda na infância, podendo ser hereditário, ou seja, passado dos pais para filhos. É essencial se atentar aos sinais, que podem durar por toda a vida. Por isso, é tão importante ter um diagnóstico e tratamento adequado o quanto antes.

Na hora de buscar profissionais em psicoterapia para crianças, é fundamental optar por clínicas especializadas nos desafios infantis. É o caso da 4Minds Saúde, uma clínica que preza um serviço excelente, capaz de fazer a diferença na vida dos pacientes.

Estamos prontos para auxiliar você. Fale conosco hoje mesmo! 

Aproveite e acompanhe mais assuntos como estes no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO