A separação de um casal com filhos causa mudanças em toda a estrutura familiar, afetando todos os membros. Essa reorganização pode gerar diferentes sentimentos, principalmente, nos filhos.
Depressão, baixo rendimento escolar, introspecção, ansiedade, agressividade e sentimento de culpa dos filhos são algumas possíveis consequências caso a situação não seja encarada de forma assertiva.
Durante este artigo, será possível compreender os impactos e, ainda, como ajudar os filhos em um processo de separação. Continue acompanhando atentamente. Boa leitura!
A reação de filhos de pais separados é sempre negativa?
Durante o processo de separação dos pais ou responsáveis, filhos e enteados podem apresentar uma percepção negativa da mudança (mesmo que, na prática, ela seja saudável para todos os envolvidos).
O fato é que cada um reage de uma forma mediante a separação dos pais, e somente a situação em questão e o indivíduo em si poderão estabelecer sentimentos negativos ou não.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Ciência (IBGE), em fevereiro de 2023, a taxa de divórcio no Brasil teve um aumento de 16,8% em comparação a dados anteriores. Além disso, houve uma queda no tempo médio de duração do casamento, indo de 15,9 anos para 13,6 anos.
Conforme a pesquisa, os índices de separação são maiores entre casais que têm filhos menores de idade, podendo chegar a 48,5%.
E é justamente por isso que o psicólogo deve fazer parte de todo o processo de uma separação. Afinal, dificuldades dos filhos podem surgir devido à mudança da rotina, às alterações significativas nos relacionamentos e, ainda, ao “afastamento” de um dos pais por mais tempo.
Impactos psicológicos que podem ser causados pela separação dos pais
A separação pode gerar diversos impactos para a saúde mental das crianças. Esses efeitos não seguem um padrão e vão de acordo com cada criança, compreendendo que cada pessoa é única e age de forma diferente nas situações.
Listamos alguns dos impactos mais comuns durante a infância e a adolescência no processo de separação dos pais ou responsáveis. Confira:
Raiva e ressentimento
Devido à imaturidade emocional, as crianças e os adolescentes tendem a ficar mais ressentidos com os pais, podendo desenvolver sentimentos de raiva, comportamento agressivo e posturas desafiadoras.
Culpa
É comum que os filhos se culpem pelo rompimento. Mesmo que inconsciente, essa culpa surge e faz com que eles questionem seus comportamentos, buscando encontrar um motivo para a separação.
Diminuição da autoestima
O término de uma relação pode afetar a autoestima dos filhos envolvidos, que passam a não confiar mais em seus potenciais.
Queda no desempenho escolar
O estresse e o abalo emocional causados na criança e no adolescente acabam interferindo diretamente na interação social com os colegas e professores, podendo apresentar uma queda no rendimento escolar.
Dificuldade de relacionamento
Muitos filhos, após a separação dos pais, encontram dificuldades em confiar em outras pessoas, tudo porque sentem medo de “perder” outra pessoa. Assim, demonstram dificuldade de estabelecer novos vínculos afetivos.
Após a separação, as crianças podem questionar mais sobre seu valor ou sua importância na vida dos seus genitores.
Saiba como auxiliar seu filho para lidar com a separação
Quando os pais se mantêm atentos aos filhos e a seus comportamentos durante um processo de separação, torna-se mais fácil identificar sofrimento ou sinais sutis, mas que revelam que a criança está passando por algum tipo de sofrimento emocional.
Manter-se em alerta é essencial para promover abertura, a fim de que se tenha um diálogo claro, e os filhos se sintam acolhidos e sem medo para conversar sobre o que estão pensando e sentindo.
Contar com psicólogos infantis pode ser a melhor solução, considerando que esses profissionais atuam com variados recursos, trabalhando com essa criança de forma lúdica, acolhedora, contínua e aprofundada.
As metodologias utilizadas possibilitam que os filhos e até os pais saibam lidar de forma consciente com a nova dinâmica familiar, sem perder o senso de responsabilidade, encontrando um caminho seguro e saudável para todos.
Se você está passando por um processo de separação e percebeu que seu filho está diferente ou quer cuidar antes mesmo de tudo ter início,entre em contato com nossos profissionais.
Clique aqui, conheça nossos especialistas e nossas metodologias. Estamos prontos para auxiliar sua família!