Saiba quais são os mitos e as verdades da psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Compartilhe este artigo

Em algum momento, você já pensou em agendar uma sessão de psicoterapia, mas a opinião de terceiros fez você desistir? 

Atualmente, a saúde mental é um assunto muito discutido, enfatizando a necessidade de cuidar não só do corpo físico, mas também da mente. Assim, a ajuda de um profissional vem à tona.

Porém, com a falta de conhecimento, algumas pessoas acabam compartilhando posições equivocadas sobre a psicoterapia, fazendo com que aquelas que dela necessitam acabem desistindo de procurar a ajuda especializada. E foi pensando nisso que elaboramos este conteúdo, a fim de esclarecer mitos e combater ideias errôneas. Continue acompanhando até o final. 

Importância da psicoterapia 

De forma geral, a psicoterapia também é um processo de construção do autoconhecimento, sempre considerando as necessidades e o ritmo de cada pessoa durante as sessões.

O psicólogo é o responsável por mediar as emoções, conflitos, crenças, mágoas e traumas, do paciente, ou seja, ele busca trabalhar significativamente suas questões psicológicas e emocionais.

Com isso, pode-se compreender que a psicoterapia é importante para:

  • desenvolver autoconhecimento;
  • lidar com situações e emoções por meio da autonomia;
  • despertar empatia, proatividade e assertividade;
  • curar possíveis traumas;
  • superar medos e limites;
  • conquistar uma vida mais produtiva e saudável;
  • compreender a forma com que surgem os medos e as inseguranças;
  • refletir sobre carreira, luto e demais questões em geral.

7 mitos e verdades sobre a psicoterapia

A psicoterapia é rodeada de mitos que foram construídos com o passar do tempo.

Por ter um surgimento clínico através de demandas específicas, incluindo transtornos psicológicos e desajustes sociais, torna-se necessário eliminar todas as inverdades sobre o assunto.

Confira os principais mitos e verdades sobre a psicoterapia:

1. A psicoterapia é indicada para todos – Verdade

Seja uma pessoa com um transtorno mais sério, seja uma que tem dificuldades de lidar com medos e angústias, ao sentir que algo pode estar errado, deve procurar o apoio da psicoterapia. Ela é indicada para diferentes situações, por exemplo, obter o autoconhecimento, ter inteligência emocional, melhorar relacionamentos, trabalhar a autoestima etc.

2. Por ser uma ciência, a psicologia possui método, técnica e comprovação – Verdade

O papel da psicóloga não é somente ouvir, mas também ser um verdadeiro facilitador, a fim de fazer com que o paciente identifique o que pode estar oculto ou aquilo que ele não consegue compreender sozinho.

O psicoterapeuta ouve e observa sem fazer julgamento dos pacientes, tratando de assuntos com total discrição e sigilo, por meio de métodos, abordagens e técnicas comprovados para auxiliar o paciente durante as sessões. 

3. Somente pessoas com loucuras procuram por auxílio psicológico – Mito

Muitas pessoas veem os tratamentos psicológicos como um local destinado a pessoas com loucuras ou transtornos mentais severos, mas não é bem assim.

A psicoterapia trata, sim, de pessoas com diagnósticos, mas também é voltada para a autorrealização, a reorganização pessoal e de projetos, e as melhorias nas relações afetivas e sociais. Além disso, ela auxilia o indivíduo nos diferentes desafios do dia a dia, como dificuldades no trabalho, mudança de cidade, nascimento de filhos etc.

4. As abordagens usadas são variadas – Verdade

Existem abordagens mais longas e outras mais rápidas, tudo dependendo do profissional com o qual o paciente se identifica e da necessidade do paciente.

Vale ressaltar que as abordagens utilizadas por psicólogos, e reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP são comprovadas e eficazes, mas é importante realizar uma avaliação, a fim de identificar com o psicoterapeuta a melhor para a necessidade em questão.

5. O profissional não passou pelos mesmos problemas, então, não pode me ajudar – Mito

A formação em psicologia é voltada para a compreensão do comportamento humano, seja ele qual situação se encontra, assim como a necessidade que se faz presente. Com isso, o psicoterapeuta atua com profissionalismo e ferramentas técnicas e teóricas, a fim de identificar as situações e realidades de cada paciente.

E, mesmo que o profissional já tenha passado pelo mesmo problema, o foco da psicoterapia sera sempre o paciente.

6. A escuta é muito utilizada – Verdade

A técnica da escuta é uma das mais utilizadas para a compreensão da necessidade dos pacientes. O diálogo e sua técnicas, também são utilizados como interação entre o paciente durante as sessões de psicoterapia. – aqui, também depende de como cada um atua e da melhor abordagem para o caso.

7. A psicoterapia é para sempre – Mito

Existem, sim, casos onde o paciente precisa de um acompanhamento psicoterápico durante toda a vida. Mas isso não é uma regra. O tempo depende da complexidade do problema, do comprometimento do paciente e de como ocorreu a evolução particular durante o tratamento.

Quando as sessões de psicoterapia são indicadas?

As sessões de psicoterapia não se restringem apenas ao tratamento de conflitos emocionais ou problemas comportamentais; ela promove, principalmente, saúde e bem-estar.

Dessa forma, a psicoterapia é indicada para qualquer pessoa que queira conhecer e aprender a lidar com as suas emoções, tendo, assim, a capacidade de desenvolver comportamentos assertivos.

Alguns sintomas podem ser sinais da necessidade da psicoterapia: dificuldade de dormir e se concentrar, oscilação de humor, agressividade, irritabilidade, pânico, dificuldade de emagrecer, timidez e os chamados transtornos psicossomáticas (dor de estômago, dificuldade de se alimentar, alergia de pele, bruxismo, queda de cabelo etc.) desencadeados, também, por transtornos psicológicos.

Esperamos que este assunto tenha sido enriquecedor. Aproveite e agende uma sessão com nossos profissionais hoje mesmo. Basta clicar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO