Psicoterapia com Idosos
tire suas dúvidas!
Uma clínica de psicologia deve ser vista como um local de apoio e escuta, pronta para enfrentar desafios em busca de um tratamento natural e eficaz.
Auxiliar no entendimento do envelhecimento é uma forma de contribuir para a qualidade de vida, sempre de maneira independente e autônoma, respeitando cada paciente.
A psicoterapia para o idoso é capaz de proporcionar espaço de fala, alertando sobre seus medos e inseguranças, buscando sempre uma tranquilidade e não um julgamento, já que esse ponto, por muitas vezes, não é trabalhado pelos familiares. Em vez disso, as pessoas próximas acabam criticando esses idosos, prejudicando ainda mais a sua autoestima.
O processo de envelhecimento gera mudanças físicas, sociais, cognitivas e emocionais, presente de maneira singular na vida das pessoas.
As alterações psicológicas também se fazem frequentes, destacando-se pela ansiedade, transtornos alimentares, depressão, isolamento social e por vezes o alcoolismo. Problemas esses, que normalmente são ocasionados em sua maioria pelo estresse, perda do cônjuge ou entes queridos e a distância dos filhos e netos.
FORNECER UM LOCAL SEGURO PARA QUE OS IDOSOS POSSAM EXPOR SEUS PENSAMENTOS E VULNERABILIDADES PROPORCIONA, ALÉM DE UM ATENDIMENTO HUMANIZADO, INÚMEROS BENEFÍCIOS, COMO:
Estimula funções cognitivas
A interação com um profissional da psicologia auxilia na percepção e na maneira com que se deve lidar com todos os seus sentimentos, proporcionando a esse idoso um equilíbrio das suas emoções.
Atua em questões sobre o processo de envelhecimento
É comum que ao entrarem no ciclo da terceira idade, as pessoas demonstrem dificuldades em aceitar a nova realidade e o processo de envelhecimento. Um acompanhamento nesse caso fará com que o processo seja entendido e enfrentado de maneira mais tranquila.
Auxilia na identificação de potencialidades
Muitos idosos imaginam que, devido à idade e às limitações, perderam suas capacidades cognitivas e emocionais. Mas, com a psicoterapia, é possível identificar seus potenciais e o que podem fazer ou utilizarem a seu favor.
Francielle Sabattine
CRP 08/15321
Paulo Ribeiro
CRP 08/25011