Existem diferentes abordagens psicoterapêuticas, todas baseadas em auxiliar nas necessidades dos pacientes. Mas você sabe quais são elas?
Geralmente, o paciente, por si só, não possui o conhecimento necessário para reconhecer a abordagem adequada para as suas necessidades. Assim, a experiência dos profissionais durante o contato inicial é que determinará (sempre em conjunto com o paciente) a mais indicada naquele momento.
Para saber sobre as psicoterapias mais utilizadas, continue a leitura deste conteúdo. Lembre-se: conhecê-las pode facilitar o seu tratamento!
Saiba o que são as abordagens psicoterapêuticas
A abordagem psicoterapêutica, popularmente conhecida como linha psicológica, pode ser definida como o método de trabalho escolhido e estudado pelo psicólogo para o processo de atendimento ao paciente.
Cada abordagem atua com os mais diferentes diagnósticos e conta com características únicas, assim, é possível determinar como as seções de atendimento irão acontecer.
Todos os métodos têm por objetivo auxiliar os pacientes com seus conflitos, transtornos e queixas. Pode-se dizer, ainda, que as psicoterapias atuam no cuidado de todos os sintomas, porém de maneira distinta, indo de acordo com a abordagem mais eficaz para cada caso.
É importante ressaltar que a eficácia de um atendimento não depende apenas do método escolhido, mas de outros fatores como capacitação profissional, domínio pela técnica escolhida e, sobretudo, confiança e interesse pelo processo por parte do paciente.
Conheça as abordagens psicoterapêuticas mais utilizadas pelos psicólogos
Como falado, a psicoterapia é capaz de auxiliar no enfrentamento dos mais diversos desafios psicológicos. Assim, existem abordagens diferentes, cada uma com características únicas e essenciais para tratamentos específicos.
Vamos conhecer as principais utilizadas. Confira:
Psicanálise
Considerada uma abordagem complexa e intensa, tem como objetivo imergir na psique humana, a fim de estudar os fatores inconscientes na mente. Com técnicas psicológicas, auxilia o paciente a desvendar e solucionar traumas, medos e até dores.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
É uma abordagem que se baseia na combinação de conceitos do Behaviorismo com as teorias cognitivas. Assim, ela compreende como o ser humano está interpretando os acontecimentos e como eles o afetam.
Foca a maneira como as pessoas enxergam, sentem e pensam as situações que podem gerar sensações negativas como tristeza, incômodo, dor e desconforto.
Psicologia Analítica de Jung / Análise Junguiana
Essa abordagem adota o método de Carl Jung para compreender a psique, diferindo-se da psicanálise de Sigmund Freud. Nela, destaca-se o papel das experiências simbólicas para o paciente, envolvendo não somente sua experiência pessoal (e única), mas, sobretudo, a influência de toda a humanidade na sua vida.
Gestalt-terapia
Com uma visão mais integrada, ela coloca mente e corpo como focos, tendo uma visão do ser humano e do mundo a fim de identificar como eles se afetam. É uma abordagem de psicoterapia com foco no presente, em que os pacientes são ouvidos e direcionados por meio de postura, gestos, expressões faciais e tom de voz.
Trata-se de uma proposta para que o paciente experimente as coisas em vez de apenas compreender de maneira racional.
Behaviorismo / Analítico Comportamental
Conhecida como TAC, propõe-se a analisar as relações que os comportamentos dos pacientes tratados como agentes ativos durante a psicoterapia têm com o ambiente em que vivem.
Esta abordagem atua como uma maneira de intervir nas questões psicológicas, destacando-se de maneira objetiva pelos resultados mensuráveis.
Importância das psicoterapias
A psicoterapia é rodeada de inúmeras finalidades, auxiliando o paciente no caminho do autoconhecimento até a conquista de um espaço de escuta e de fala seguro para o tratamento de transtornos e conflitos. De maneira geral, ela é superimportante para auxiliar as pessoas a lidar de maneira eficaz com as questões emocionais.
Considerando que a psicoterapia existe como uma ferramenta para ajudar no entendimento e na compreensão de sentimentos e ações, ela pode se fazer presente nos tratamentos para diversas psicopatologias, como depressão, ansiedade e síndromes.
Além disso, ela também ajuda em questões pessoais, como troca de carreira, luto, problemas familiares e relacionamentos.
De maneira geral, a psicoterapia é uma enorme aliada para a saúde mental e emocional, proporcionando autoconhecimento, além do tratamento e da superação de inúmeras questões.
Conheça nossos psicólogos e encontre a psicoterapia ideal para as suas necessidades.
Aproveite para nos acompanhar no Facebook e Instagram e ficar informado sobre os melhores e mais importantes conteúdos sobre saúde mental!
Pingback: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): entenda tudo sobre essa abordagem em crianças - 4 Minds Saúde