É comum as pessoas confundirem a psicoterapia com a psiquiatria. Isso se dá porque, em muitos casos, os dois tratamentos passam as mesmas mensagens mediante os campos da saúde mental.
No entanto, são práticas diferentes, que devem ser trabalhadas em conjunto, proporcionando o bem-estar dos pacientes. Assim, os tratamentos dependem do acompanhamento de um profissional, um psicoterapeuta e um psiquiatra.
Para ajudar você a saber mais sobre o assunto, elaboramos este conteúdo. Nele será possível conhecer os benefícios e as principais diferenças entre cada uma das áreas. Confira!
O que é a psicoterapia?
A psicoterapia é uma terapia que visa acompanhar aspectos relacionados à saúde mental, comportamental e psicopatologias, como depressão, ansiedade, dificuldade em se relacionar etc.
Ou seja, é a prática profissional de um psicólogo, que atuará com uma abordagem específica, de acordo com sua atuação e necessidades dos pacientes.
Existem inúmeras abordagens dentro da psicoterapia, entre elas:
- Psicanálise;
- Psicoterapia Sistêmica
- Terapia Cognitivo Comportamental (TCC);
- Psicologia Analítica de Jung / Análise Junguiana;
- Gestalt-terapia;
- Behaviorismo / Analítico Comportamental.
A psicoterapia é repleta de finalidades, fazendo com que os pacientes se reconheçam e conquistem um espaço seguro de escuta e fala, a fim de tratar os seus conflitos, pensamentos, comportamentos, sintomas e também transtornos.
Benefícios de um tratamento psicoterápico
Os benefícios presentes na psicoterapia visam à compreensão de inúmeras situações. Entre eles, podemos destacar:
- autoconhecimento;
- partilha dos problemas com um profissional;
- estabelecimento de uma conexão emocional;
- desenvolvimento de habilidades;
- capacidade de superar dificuldades relacionadas com a confiança;
- aprendizado para lidar com críticas;
- oportunidade para que os sentimentos sejam elaborados;
- redução ou eliminação da necessidade de medicamentos.
Conheça a psiquiatria
A psiquiatria é uma especialização da medicina, responsável por estudar os aspectos bioquímicos e fisiológicos do cérebro, além de transtornos que podem resultar em um desequilíbrio desse sistema.
Essa prática atua principalmente nas disfunções orgânicas, que podem gerar patologias. Assim, os psiquiatras buscam um tratamento para a redução destes sintomas, como perturbações do sono, ansiedade e alterações do humor.
Nesta abordagem, o tratamento não se aprofunda em aspectos culturais, sociais e familiares dos pacientes, e podem habitualmente contar com a indicação de medicamentos.
Benefícios de um tratamento psiquiátrico
Tratamentos psiquiátricos podem oferecer inúmeros benefícios com relação à saúde mental, sendo os principais:
- alívio dos sintomas ligados aos distúrbios mentais (depressão, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia);
- melhoria na qualidade de vida;
- auxílio para o desenvolvimento de habilidades efetivas e o enfrentamento com estresse e desafios emocionais;
- redução dos estigmas relacionados com os transtornos mentais.
Entenda a diferença entre psicoterapeuta e psiquiatra
É comum as pessoas se confundirem por não saberem a diferença entre um psicoterapeuta e um psiquiatra.
De maneira geral, o psiquiatra pode indicar um tratamento com remédios ou dar apenas orientações por meio do diagnóstico que foi feito durante o atendimento.
Já o psicoterapeuta atua para auxiliar os pacientes a reduzirem seus sofrimentos, muitas vezes, ocasionado por problemas emocionais, sem a prescrição medicamentosa. Dentro da psicoterapia, existem diversas abordagens que podem ser adotadas.
Seja psiquiatra ou psicoterapeuta, ambos buscam compreender a maneira com que o cérebro e, principalmente, o comportamento humano funciona, o que inclui as ações, as emoções, os pensamentos e os sentimentos.
Psicoterapia e psiquiatria, qual tratamento procurar primeiro?
Os dois tratamentos são fundamentais e positivos para quem necessita lidar com uma psicopatologia.
Entretanto, se o paciente não tem um diagnóstico, indica-se que ele busque por um tratamento psicológico, a fim de investigar o possível transtorno e só assim, encaminhá-lo para o psiquiatra, tendo um pré diagnóstico o que facilita ao profissional confirmar ou realizar uma nova hipótese sobre o caso.
Em resumo, compreende-se que, mesmo com suas diferenças, a psicoterapia e a psiquiatria devem andar juntas, sempre a favor do paciente e de um tratamento eficaz.
Se está em busca de uma clínica que entende do assunto, venha conhecer a 4Minds Saúde. Especializada em saúde mental, ela atua com o foco em fazer a diferença na vida dos pacientes.
Fale conosco hoje mesmo e agende uma sessão. Estamos localizados em Maringá, mas realizamos atendimentos online para todo o Brasil!