Tudo o que você precisa saber sobre a terapia de casal

Terapia de casal: saiba o que é, e como funciona

Compartilhe este artigo

Relacionar-se com alguém não é uma tarefa fácil. É necessário respeitar a individualidade do outro, as diferenças, o perfil, a história, os sentimentos, estando aberto ao acolhimento e à parceria.

É justamente por isso que muitos casais optam pela terapia, uma maneira de melhorar a relação, resolver conflitos e tornar a convivência mais leve.

Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre essa terapia, como ela funciona, seus benefícios e muito mais. Será possível compreender sobre esse tratamento tão importante para os casais. Vamos nessa!

Terapia de casal, o que é?

Ela pode ser definida como uma modalidade clínica focada na saúde mental do casal e, consequentemente, do relacionamento. Ela visa contribuir para a solução de conflitos entre as pessoas, proporcionando um lugar de fala, de maneira reflexiva e assertiva, e alinhando as expectativas do casal.

Assim, o psicoterapeuta atua a fim de identificar padrões estabelecidos previamente e ampliar a visão do casal para proporcionar um diálogo natural, o que, geralmente, não ocorre no cotidiano dessas pessoas.

Esse tipo de psicoterapia é visto, na maioria das vezes, como a última saída, ou seja, quando o casal já não sabe o que fazer para reparar os danos ou conflitos do relacionamento e já consideram um término. Porém, a terapia de casal não serve apenas como “última opção”, mas ela atua também para evitar que pequenos pontos não se tornem enormes danos na relação.

Esta prática clínica proporciona resultados positivos para o relacionamento e deve ser procurada logo que forem detectadas dificuldades. Com auxílio profissional, traumas podem ser superados e mágoas curadas, a fim de que a relação seja saudável e feliz.

Entenda como esse tipo de terapia funciona

A terapia de casal é a junção de ferramentas baseadas em estudos para que se tenha eficácia nas questões conjugais. Assim, ela funciona por meio de:

  • metodologias focadas no bem-estar do casal;
  • compreensão das questões problemáticas;
  • mudanças da percepção do outro na relação;
  • construção de comunicações assertivas e respeitosas;
  • modificações na forma como o casal se relaciona.

Esses são alguns pontos presentes nas sessões de psicoterapia. Alguns casos podem demandar sessões individuais com cada cônjuge ou, ainda, outros métodos de abordagem.

No entanto, é uma psicoterapia desenvolvida com o casal, sendo uma maneira dinâmica de trabalhar os aspectos das pessoas, em busca da solução dos conflitos apresentados.

Benefícios da psicoterapia de casal

Como descrito, o casamento ou a união entre duas pessoas que se amam demandam constantes evoluções, e para não cair na rotina ou serem vencidos pelos conflitos, indica-se a terapia de casal.

Nela é possível expressar as preocupações mediante o que se está vivendo, com a mediação de um profissional, em um espaço de escuta e reflexão. Além disso, inúmeros benefícios são contemplados, sendo os principais:

Mudanças na dinâmica do relacionamento

O psicoterapeuta analisa como o casal “funciona”, possibilitando com que eles consigam encontrar qual a raiz do problema.

Assim, cria-se uma maneira para que os dois atuem juntos, em busca de melhorias pessoais, resolvendo as questões mediante as necessidades únicas individuais.

Redução do estresse

Conflitos são comuns, desde que não sejam persistentes. Esses desentendimentos podem tornar o estresse constante.

A psicoterapia de casal atua como um alívio desses casos, proporcionando espaço para discussões dos problemas de maneira construtiva e evitando situações que possam causar o estresse excessivo do(a) parceiro(a).

Entendimento da linguagem do amor do outro

As pessoas necessitam oferecer e sentir amor, porém, cada um tem o seu jeito de manifestá-lo. Em um relacionamento, os dois devem compreender as peculiaridades e a maneira de demonstrar este sentimento.

Quando se tem um desequilíbrio sentimentais, podem surgir conflitos e desentendimentos, fazendo com que esse casal busque outras maneiras não saudáveis de solucionar os conflitos.

Maior intimidade

Sim, a terapia de casal também auxilia para que os casais explorem ainda mais suas necessidades físicas, emocionais e sexuais, aumentando a intimidade, a liberdade e a satisfação dos dois.

Falar mais e brigar mesmo

A comunicação é a porta de entrada para solucionar conflitos entre um casal. Por exemplo, cada pessoa tem as suas necessidades e maneiras de realizar tarefas. E mesmo que isso não agrade o outro, é preciso encontrar abordagens que não causem conflitos e que promovam uma solução positiva para ambos.

Fortalecimento do vínculo

Esse tipo de psicoterapia auxilia os parceiros a se reconectarem de forma emocional, tornando o vínculo entre eles ainda mais forte. O fortalecimento pode ser essencial, principalmente, em momentos nos quais os distanciamentos começam ocorrer ou quando se tem desafios do dia a dia afetando a intimidade.

A psicoterapia de casal exige esforço, comprometimento e sinceridade dos dois lados, tudo para que os benefícios ocorram naturalmente.

Por isso, se você deseja agendar uma sessão de psicoterapia de casal, basta clicar aqui.

Aqui, na 4Minds Saúde, compreendemos que a vida a dois carrega inúmeros estressores, sejam eles físicos, sociais, políticos ou emocionais. Dessa maneira, consideramos a intimidade e a convivência de cada casal, para que os problemas e as necessidades sejam solucionados de maneira totalmente personalizada, saudável e benéfica.  Possibilitando ao casal se desenvolver e ter qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO