Tudo o que você precisa saber sobre a depressão infantil

7 sinais da depressão infantil e como a psicoterapia pode ajudar

Compartilhe este artigo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta mais de 264 milhões de pessoas em todo o mundo, podendo ser considerada o “mal do século 21”. O Brasil é o segundo país das Américas com o maior número de pessoas com a doença (cerca de 6% da população), atrás somente dos Estados Unidos (5,9%).

Mesmo que não consigam expressar seus sentimentos e emoções por meio de palavras, tornando o seu diagnóstico mais difícil, as crianças também podem desencadear transtorno de depressão. Por isso, pais, familiares e demais pessoas que convivem com elas devem estar sempre atentos a qualquer sinal da doença.

Para saber mais sobre o assunto, elaboramos este material, que indica alguns sinais de alerta para a depressão infantil e muitos outros elementos necessários. Boa leitura!

O que é a depressão infantil?

É fundamental começarmos compreendendo que a depressão infantil é um transtorno mental que vai além de episódios comuns de tristeza.

A depressão infantil é um transtorno mental sério, desencadeado por meio de fatores biológicos, sociais e psicológicos. As causas podem ser diferentes, mas podemos destacar:

  • traumas baseados em casos de abuso;
  • predisposição genética;
  • convívio familiar repleto de conflitos;
  • eventos com alto índice de estresse;
  • complicações durante o período gestacional;
  • problemas relacionados com o sono;
  • psicopatologias e traços de personalidade de cada criança.

Alguns episódios de depressão na família podem aumentar de maneira significativa as chances de a criança ter a psicopatologia, principalmente quando as pessoas afetadas são o pai e a mãe.

Existem ainda alguns transtornos associados à depressão infantil, que é o caso da ansiedade, do déficit de atenção e da hiperatividade. E somente um profissional pode realizar um diagnóstico e indicar tratamentos.

7 sinais de que a criança pode estar com depressão

Adultos já enfrentam um enorme desafio quando se trata de expressar as suas emoções, imagine para uma criança… A dificuldade pode ser ainda maior.

Por esse motivo, é necessário que pais e responsáveis reconheçam sinais que podem indicar a doença. A seguir, confira sete possíveis sintomas de alerta para a depressão infantil:

1. Dificuldades com o sono

A dificuldade para dormir ou manter um período de sono constante pode ser um sinal de alerta. A má qualidade de sono faz com que a criança se mantenha apática durante suas atividades diárias.

Procure cuidar do ambiente e dos hábitos dessa criança, evitando, por exemplo, o uso de telas antes de dormir e proporcionando um período de sono satisfatório.

2. Problemas para se separar dos pais

A dificuldade de ficar longe dos pais se desencadeia mediante o medo da criança de ser abandonada, o que aumenta o processo de ansiedade infantil junto a casos de depressão. 

Sendo assim, é importante analisar se em todos os momentos de separação essa criança chora incansavelmente e, caso necessário, procurar auxílio psicoterápico. 

3. Excesso de reclamações

Durante a depressão infantil, as crianças tendem a reclamar muito de coisas mínimas, apresentar frustrações e, principalmente, ter sofrimentos. Um simples machucado ou uma repreensão pode gerar choros incontroláveis ou em excesso.

Esses pontos acabam dificultando um desenvolvimento adequado no que se refere aos aspectos cognitivos e sociais.

4. Irritabilidade constante

A criança que altera seu comportamento e discute após receber uma simples ordem pode estar sim enfrentando a depressão. Isso porque um dos sintomas da doença é o aumento da irritação para o cumprimento das obrigações diárias.

Esses comportamentos podem, inclusive, colocar em risco a integridade de todos à sua volta, considerando que durante as crises de irritabilidade uma agressividade pode surgir.

5. Queda no desempenho escolar

Esse pode ser considerado um sintoma comum e bem presente em crianças e até mesmo em adultos com depressão, que é a falta de foco e concentração, refletindo negativamente no desempenho escolar. Como resultado, notas baixas e progresso estudantil afetado.

Quando esses sintomas se unem com problemas de sono, essa queda de desempenho pode ser ainda maior. 

6. Realizar necessidades fisiológicas involuntariamente

Os sintomas de depressão infantil aparecem, muitas vezes, entre os 2 e 6 anos de idade. Um deles é a criança realizar suas necessidades fisiológicas em locais em que não se tem a presença de mais pessoas, enquanto dorme ou ainda perto de outras pessoas de maneira involuntária.

Esses atos causam constrangimento adicional, podendo afetar sua confiança e autoestima.

7. Choro exagerado e com facilidade

Crianças com depressão tem a sua sensibilidade alterada, fazendo com que fiquem sensíveis e suscetíveis a chorar em excesso, por exemplo, ao ser corrigida e ao se sentir incomodada.

Psicoterapia e a sua importância para o tratamento de depressão infantil

O tratamento para depressão infantil envolve a realização da psicoterapia infantil, um cuidado para com a saúde mental da criança. As sessões se tornam oportunidades para que as angústias, os medos e as inseguranças sejam acolhidos.

Sempre com o foco na promoção de uma infância saudável, a psicoterapia infantil faz uso de técnicas em prol da prevenção, da solução de conflitos e do acompanhamento eficaz relacionado à saúde mental.

Ter o suporte de um psicoterapeuta e o auxílio da família pode ser a melhor solução para solucionar a depressão e demais problemas que podem surgir no desenvolvimento infantil.

Na 4Minds Saúde, atuamos com profissionais psicoterápicos especialistas no tratamento adequado da depressão infantil. Agende uma sessão agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO