Saiba o que é e quais os benefícios da psicoterapia infantil

Psicoterapia infantil: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Compartilhe este artigo

A infância é uma fase que costuma ser regada de socialização, brincadeiras, criatividade e imaginação. Porém, quando se tem um silêncio desses momentos, é sinal de que a criança necessita de atenção.

Se até mesmo os adultos, têm dificuldades para entender e expressar suas emoções, dificilmente uma criança consegue expressar por meio de palavras assertivas o que está sentindo, já que, muitas vezes, está vivenciando sensações novas, sendo um verdadeiro desafio.

A psicoterapia infantil pode ser uma medida terapêutica para lidar com a realidade que a criança está enfrentando, além de uma oportunidade para prevenir psicopatologias em prol da saúde. 

Ao longo deste conteúdo, será possível compreender o que é, os métodos utilizados e outras informações sobre a psicoterapia infantil. Continue acompanhando!

Entenda o que é a psicoterapia infantil

Como o próprio nome diz, trata-se do atendimento de uma Psicóloga voltada exclusivamente para as crianças, na qual são utilizados diferentes métodos para observar e entender comportamentos e  ou problemas, sempre em busca de soluções e da garantia de um desenvolvimento saudável do paciente. 

É um espaço para acolher angústias, inseguranças e medos das crianças, além de uma oportunidade de intervenção e orientação aos pais ou responsáveis.

De maneira geral, um atendimento psicoterápico infantil visa auxiliar nas emoções de cada criança, por meio de atividades lúdicas que a oportunize expressar seus sentimentos, frustrações, agressividade, e eventos que foram traumatizantes.

Assim, a psicoterapeuta consegue identificar a causa-raiz da questão manifestada, permitindo indicar formas de aliviar possíveis sofrimentos.

Benefícios das sessões de psicoterapia infantil

Os benefícios das sessões de psicoterapia infantil são muitos, e todos eles com a intenção de melhorar a saúde mental e pessoal de cada criança. Nesse caso, destacam-se os seguintes:

  • auxílio para que a criança lide com suas emoções;
  • hipótese diagnóstica de possíveis transtornos para acompanhamento (TDAH, autismo, depressão e ansiedade, por exemplo);
  • melhora significativa da autoestima e autoconfiança;
  • melhorias na comunicação e nas habilidades sociais;
  • auxílio para lidar melhor com traumas e estresses;
  • ajuda para desempenho na escola;
  • entendimento e melhorias mediante problemas familiares.

Saiba quais os métodos utilizados em uma psicoterapia infantil

Inúmeras metodologias podem ser utilizadas durante uma sessão de psicoterapia infantil, mas sempre de forma lúdica.

Essa ludicidade é empregada porque, durante as atividades, a criança pode expressar seus sentimentos. 

Outros métodos além da brincadeira podem ser empregados, como musicoterapia ou pet terapia. O que definirá a forma como o tratamento ocorrerá serão as necessidades de cada paciente. 

A seguir, confira mais sobre cada um dos processos que fazem parte da psicoterapia infantil:

Ludoterapia

Durante as sessões, a criança é incentivada a explorar eventos da vida que possam estar afetando as circunstâncias atuais.

A base dessa psicoterapia se dá pelo uso de recursos lúdicos com brincadeiras, incluindo jogos e brinquedos. 

Musicoterapia

Esse processo psicoterapêutico visa à promoção da saúde com base em experiências musicais e nas relações que podem ser desenvolvidas através delas.

O uso da música permite que as crianças interajam melhor com as técnicas psicoterapêuticas, pois os sons envolvem inúmeros elementos como a memória, a criatividade, a emoção, a comunicação e, principalmente, os sentimentos, atuando diretamente no desenvolvimento cognitivo.

Pet terapia

Como o nome sugere, é uma psicoterapia que usa animais, como cachorro ou gato por exemplo, sendo importante para a redução do estresse das crianças, uma melhor socialização, e o aumento da autoestima e da motivação.

É muito utilizada na psicoterapia infantil por ser benéfica na conquista de resultados positivos para as crianças durante as sessões e interações com os pets.

Escolha um profissional capacitado para atender a crianças!

A escolha de um profissional de psicologia infantil para as crianças é um processo importante para os pais ou responsáveis, afinal, todos desejam realizar uma escolha assertiva, a fim de obter resultados eficazes.

Profissionais especializados e preparados para atender a crianças é um requisito necessário para garantir que todo o processo seja realizado da melhor maneira possível. 

Por isso, elencamos aqui algumas dicas que podem ajudar nesta seleção:

  • sempre que possível, verifique se o profissional tem seu registro ativo no Conselho Regional, suas experiências e formações, a fim de garantir a efetividade do serviço oferecido;
  • logo no primeiro contato, tire todas as suas dúvidas com relação ao tratamento e demais pontos;
  • escolha clínicas e profissionais que tenham ambiente voltado para o atendimento das crianças.

Se você busca uma psicoterapia com todos os pontos citados acima, a 4Minds Saúde é a solução! 

Visando à prestação de serviços com excelência, atuamos para que a diferença seja realizada na vida dos nossos pacientes.

Clique aqui, fale com nossos especialistas e tenha o melhor auxílio para a saúde mental do seu filho!

4 comentários em “Psicoterapia infantil: tudo o que você precisa saber sobre o assunto”

  1. Pingback: Saiba como identificar o autismo em crianças nos primeiros anos de vida - 4 Minds Saúde

  2. Pingback: Saiba quais os benefícios da psicoterapia infantil - 4 Minds Saúde

  3. Pingback: TDAH: sintomas, causas e tratamentos - 4 Minds Saúde

  4. Pingback: 7 sinais da depressão infantil e como a psicoterapia pode ajudar - 4 Minds Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO