Alguns transtornos presentes no desenvolvimento das crianças podem afetar significativamente a forma como elas interagem com a família, as pessoas ao seu redor e com o mundo.
Criança ou adolescente que apresentam comportamento questionador, desafiante e agressivo além de um humor raivoso e irritável podem estar dando sinais de que o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) se faz presente.
A percepção dos familiares ao identificarem estes sintomas nas crianças é essencial, a fim de que se possa ter o auxílio de psicoterapeutas, seja para compreender ou lidar com o transtorno.
O que é o Transtorno Opositivo Desafiador?
Transtorno Opositivo Desafiador, ou apenas TOD, é um transtorno que pode aparecer na infância e na adolescência, causando um comportamento desafiador e impulsivo (como o próprio nome diz) e dificuldades para lidar com as emoções.
Na maioria dos casos, os sintomas surgem durante os anos da pré-escola, aparecendo raramente mais tarde, após o início da adolescência.
Caracterizados por padrões persistentes de conflito, os comportamentos relacionados com o TOD afetam as crianças e todos à sua volta. Além disso, é preciso ter atenção às características, conseguindo diferenciá-lo de outros transtornos.
6 características do TOD nas crianças
O Transtorno Opositivo Desafiador é mais prevalente em famílias nas quais o cuidado da criança é perturbado por uma sucessão de cuidadores diferentes ou naquelas em que são comuns práticas agressivas, inconsistentes ou negligentes de criação dos filhos.
Para auxiliar você, separamos seis características do TOD em crianças. Acompanhe com atenção e, caso necessário, procure nossos especialistas!
1. Desafio em lidar com regras e normas
As crianças podem desafiar as regras e as normas estabelecidas, recusando-se a seguir simples instruções, por exemplo, sentar-se para comer com a família ou arrumar o quarto após concluir uma brincadeira. São comportamentos que ocorrem de maneira persistente e em inúmeras situações.
2. Comportamento hostil no lar e no ambiente escolar
O TOD pode fazer com que as crianças se tornem hostis ao darem respostas simples. Ou seja, elas podem discutir frequentemente com pais, professores e colegas, respondendo de forma desrespeitosa, recusando-se a obedecer regras, tudo para contrariar. Já nas escolas, o comportamento pode incluir brigas, recusar para seguir regras e desrespeito às figuras responsáveis.
3. Excesso de teimosia e vingança
Crianças com TOD podem ser extremamente teimosas e obstinadas, ou seja, dificilmente cedem, mesmo quando o que ela faz seja inapropriado. Outro ponto de alerta é a busca por vingança, principalmente com relação aos adultos, em que acreditam terem lhe causado mal ou imposto alguma regra.
4. Não sabe lidar com as suas frustrações
Essa característica é bem comum, pois a criança apresenta uma enorme dificuldade em lidar com situações que causam frustrações e estresse. Esse ato de não saber como agir pode torná-las desencorajadas.
5. Dificilmente assume as suas responsabilidades
Na maioria das vezes, as crianças não assumem as suas responsabilidades, o que inclui atividades escolares ou domésticas, como arrumar a cama e guardar os brinquedos, por exemplo. É comum que elas demonstrem a falta de obrigação, deixando de lado até que sejam efetivamente forçadas a realizar a tarefa.
6. Necessidade de provocar
Muitas vezes, as provocações aumentam e são realizadas de maneira intencional. As crianças podem tentar causar chateações em membros familiares e nas demais pessoas que convivem com ela, por meio de comportamentos irritantes e de maneira frequente.
Psicoterapia e o TOD
A psicoterapia é fundamental para auxiliar crianças que têm o TOD, uma vez que pode apoiar no tratamento e ainda ressignificar os comportamentos e ações negativos que atrapalham seu desenvolvimento.
Com profissionais adequados e especializados, a psicoterapia infantil pode ajudar a solucionar psicopatologias, sempre em constante acompanhamento, de acordo com o que foi conversado com pais ou responsáveis.
Vale lembrar que a família é fundamental no processo, atuando diretamente para o desenvolvimento saudável da criança em um cenário de sintomas que englobam o Transtorno Opositivo Desafiador.
Caso precise de uma clínica que preze a excelência dos serviços prestados, com profissionais capacitados e experientes, fale com nossa equipe e agende uma sessão de psicoterapia hoje mesmo. A saúde mental das crianças importa!