5 sinais de alerta para a saúde mental infantil

Sinais de alerta que podem indicar problemas na saúde mental infantil

Compartilhe este artigo

A infância é uma fase repleta de descobertas, de experiências e fundamental para a formação do ser humano, principalmente no que se refere aos desenvolvimentos cognitivo, social, emocional e físico. Por isso, cuidar da saúde mental das crianças é de suma importância.

Algumas condições psicológicas, quando não tratadas com auxílio profissional, podem impactar no pleno desenvolvimento das crianças, gerando outros impactos quando adultas.

Ao longo deste conteúdo, vamos aprender a importância da saúde mental para as crianças e, principalmente, como identificar sinais de alerta nesta fase. Boa leitura!

O que é saúde mental?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde mental como “um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade”. 

Ou seja, quando falamos de saúde mental, nós nos referimos à maneira como a mente funciona e à forma como nos sentimos e lidamos com as frustrações, pensamentos e emoções.

Mas, na prática, o que é ter saúde mental? Ela envolve diversas posturas e habilidades, como:

  • estar bem consigo e com os outros;
  • ter autocontrole e inteligência emocional;
  • aceitar as inúmeras exigências da vida;
  • saber lidar com as emoções positivas e negativas, entendendo que elas fazem parte do ciclo da vida;
  • ter capacidade de reconhecer seus limites e, se for preciso, buscar ajuda profissional.

Importância da saúde mental para as crianças

E as crianças? Por que a saúde mental é tão importante para elas? A resposta é simples: ela desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento infantil e, principalmente, para o bem-estar.

Assim, cuidar da saúde mental dos pequenos deve ser uma prioridade, considerando que a falta de atenção e de cuidado pode afetar a maneira como eles aprendem, se relacionam com outras pessoas, se desenvolvem e enfrentam os desafios diários.

A criança emocionalmente saudável tem mais chances de conseguir o que quer em todas as fases da vida.

Cinco sinais para ficar alerta 

Seja qual for a idade, todas as pessoas estão suscetíveis a apresentar questões, desafios ou psicopatologias, sejam eles desencadeados por meio externo, fatores genéticos ou traumas e experiências vividos.

Acontece que é na infância que grande parte dessas complicações se origina e, se não tratada, pode se estender ao longo da vida de forma mais intensa.

A psicoterapia pode ser uma verdadeira aliada no tratamento dessas questões e, quanto mais cedo a identificação dessa necessidade, melhor.

Por isso, confira a seguir alguns sinais de alerta:

  1. Mudanças de comportamento consideráveis: a mudança repentina da postura de uma criança que sempre demonstrou um comportamento (por exemplo, era extrovertida e gostava de brincar em grupo e, de repente, ela se isola) pode ser um sinal importante a ser considerado com relação à saúde psicológica.

  1. Problemas com o sono: crianças com sono excessivo ou com a falta dele podem estar apresentando sintomas de que algo não vai bem. Esses transtornos do sono se relacionam diretamente com o estresse ou a ansiedade que essa criança vem enfrentando, o que afeta de maneira negativa a sua saúde mental.

  1. Medo em excesso: o medo excessivo de algo pode ser caracterizado como uma fobia. Quando não acompanhado por especialistas, ele pode desencadear outras psicopatologias, como depressão infantil, transtorno de ansiedade, TDAH, síndrome do pânico e TOC.

  1. Expressão de emoções: a expressão de emoções incomuns ou extremas pode ser um indicativo de que a saúde mental está abalada. Por exemplo, a criança nunca demonstrou uma fobia e começa a dizer que tem medo de tudo; começa a chorar excessivamente; e apresenta episódios de raiva sem nenhum motivo aparente. 

  1. Comentários preocupantes: crianças podem fazer comentários que exigem atenção. Por exemplo, falam do desejo de desaparecer, de se machucarem ou até mesmo machucar outra pessoa. Então, jamais ignore comentários desse tipo, afinal, pode ser a forma de a criança manifestar que algo está errado.

Lembre-se: a saúde mental das crianças é fundamental. Assim, identificar sinais de alerta e agir rápido pode fazer a diferença na infância e ao longo da vida. 

Se precisa de uma clínica que preza a excelência em todos os atendimentos prestados, conte com os profissionais da 4Minds Saúde!

Entre em contato, agende uma sessão e saiba como podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(44) 3023-9244
WHATSAPP
(44) 3023-9244
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO