O fim do ano chegou e, com ele, a tristeza pelas resoluções pessoais que não foram alcançadas. Seja uma viagem que não aconteceu, uma promoção profissional, o sonho de conquistar o corpo perfeito, enfim, são muitos os desejos, mas nem sempre concretizados.
Por isso, quando o ano está acabando e poucas ou nenhuma meta foi cumprida, a pessoa pode demonstrar sentimentos como decepção, culpa, autocobrança, tristeza e outros.
Preparamos este conteúdo para que você compreenda os motivos de essas resoluções não serem alcançadas, além de possibilidades para incluí-las e realizá-las no próximo ano. Acompanhe o conteúdo!
Suas resoluções não se cumprem? Entenda!
É supercomum pensarmos que o próximo ano será o melhor das nossas vidas, com esperança e otimismo, e desejarmos mudanças positivas que darão um novo rumo às situações atuais.
Toda essa vontade de ter um período melhor acaba aumentando as expectativas e, assim, as pessoas estabelecem resoluções na virada do ano. E quando elas não são cumpridas, a decepção torna-se presente.
Por isso, é importante ter em mente que as resoluções de fim de ano são metas e objetivos como quaisquer outros. Isso quer dizer que a forma de enxergar os desejos pode ser modificada, diminuindo a cobrança própria, afinal, não estamos isentos de imprevistos.
Outro ponto que gera sofrimento mediante as resoluções são a ausência de mudanças drásticas, pois muitas pessoas têm a ambição de passar por grandes transformações.
Mas é importante saber que não é porque um novo ano começou que os desejos vão se tornar realidade. É preciso uma postura proativa, agir e fazer acontecer, sempre com os “pés no chão” para que eles sejam realizados.
Saiba como estabelecer boas resoluções para o fim de ano
A partir do momento que os pontos de falha na elaboração das suas resoluções são identificados, será mais fácil criar metas possíveis de serem alcançadas para o próximo ano.
Mas, antes de tudo, é fundamental saber lidar com emoções negativas, pois só assim não terá dificuldade com as emoções desagradáveis caso não haja o cumprimento das metas. Para isso:
- revise o que não deu certo e o que poderia ter sido diferente;
- detecte os erros e os pontue;
- jamais deixe de cuidar da sua autoestima;
- aceite as frustrações para conseguir se livrar delas.
O próximo passo é estabelecer boas resoluções. Por isso:
1. Pense em objetivos possíveis de serem cumpridos
A definição de metas realistas pode aumentar as chances de sucesso. Grande parte do problema é pelo fato de criarmos metas enormes e inalcançáveis. A partir do momento que um objetivo factível é considerado, torna-se mais simples concretizá-lo.
Entenda que, não se trata de estabelecer apenas metas pequenas, mas sim de defini-las bem para cumpri-las e alcançar os resultados a longo prazo.
2. Atente-se aos detalhes
É comum definirmos metas sem saber como executá-las, por isso o planejamento de detalhes é fundamental. Por exemplo, se você se propõe a “ir ao parque aos sábados e domingos”, é mais provável que você tenha mais sucesso do que apenas “dizer que vai mais vezes ao parque”.
Essas pequenas ações são a garantia de que não se tem apenas uma intenção, mas uma forma de chegar a ela.
3. Conte com uma rede de apoio
Contar com pessoas que carregam objetivos parecidos ao longo do ano pode ser um verdadeiro reabastecimento de motivação. Seja para cumprir uma resolução ou somente ter um apoio adicional, ter pessoas que ofereçam suporte material ou emocional pode ajudar a chegar lá.
4. Tenha planos de ação mais simples
Além de analisar o que quer, é importante definir como quer alcançar as metas. Por exemplo, se deseja mudar de carreira, estabeleça metas relacionadas à busca por emprego para tal área.
Caso nada aconteça ao final do prazo, revise o plano de ação e faça as mudanças necessárias.
5. Pense sobre as dificuldades em concretizar suas metas
Se por algum motivo não conseguir encontrar a motivação necessária para ter progresso, é sinal de que algo pode estar bloqueando o seu crescimento pessoal. São muitas as possibilidades, como questões passadas, conflitos pessoais ou depressão não diagnosticada.
Estagnar nunca é um ponto positivo, então procure auxílio profissional para que suas apreensões emocionais sejam compreendidas e solucionadas.
Entenda a importância da psicoterapia para casos como esses
O psicoterapeuta está pronto para auxiliar em resoluções não cumpridas, atuando na compreensão e abordagem de questões cognitivas, emocionais e comportamentais – pontos que podem estar impedindo o alcance dos objetivos.
A partir do momento que se tem dificuldades em atingir metas, pode haver inúmeros fatores, como:
- crenças limitantes que podem impactar negativamente o desempenho;
- problemas com autoestima e autoconfiança;
- procrastinação;
- estresse;
- dificuldade em identificar padrões comportamentais;
- conflitos internos;
- medos.
Ao contar com sessões de psicoterapia, o indivíduo pode ganhar insights de grande valia sobre si mesmo e, assim, desenvolver habilidades capazes de enfrentar seus desafios, superar barreiras emocionais e até adotar estratégias eficazes para que as resoluções sejam cumpridas.
O processo psicoterapêutico fornece um espaço seguro e acolhedor para o crescimento e a autoexploração, fazendo com que mudanças positivas ocorram.
Contar com especialistas pode ser o ponto de apoio para lidar com traumas, conflitos ou situações difíceis. Clique aqui, agende uma sessão e prepare suas metas para o próximo ano.