A infância é uma fase rodeada de descobertas e vivências únicas que podem afetar positiva ou negativamente a vida das crianças, com consequências, inclusive, para a fase adulta. É dentro desse contexto que a psicoterapia infantil se torna um caminho fundamental.
Traumas e desafios emocionais da vida de uma criança podem causar impactos no seu desenvolvimento, na capacidade de socializar e até mesmo no aprendizado.
Dessa forma, a psicoterapia se torna uma verdadeira aliada para trabalhar essas dificuldades e auxiliar a criança a ter uma vida mais saudável, principalmente, com relação à sua saúde mental.
Sendo um assunto tão importante, elaboramos este conteúdo para que você entenda sobre a psicoterapia infantil e como ela pode ser útil. Boa leitura!
Entenda o que é a psicoterapia infantil
Falar da psicoterapia infantil é o mesmo que falar sobre o cuidado e a atenção com a saúde mental das crianças. Trata-se de uma forma de acolhê-las perante as suas angústias, medos e inseguranças.
Essa abordagem terapêutica é indicada para promover uma infância saudável e longe de traumas, por meio de atendimentos divididos em sessões exclusivas, focando no desenvolvimento saudável.
Com o intuito de cuidar, tratar e prevenir alterações de comportamento, emocionais e cognitivas das crianças, a psicóloga cria um vínculo com a criança, para que ela expresse seus sentimentos e o que mais as afligem.
Só assim, o profissional consegue encontrar e oferecer o melhor caminho para que os sintomas sejam amenizados ou definitivamente excluídos da infância e da vida dessa criança.
Cinco benefícios que a psicoterapia pode proporcionar para as crianças
Compreendendo melhor o que é a psicoterapia infantil, fica mais fácil conhecer os benefícios que essa prática oferece para a vida das crianças. Confira!
1. Melhorias no rendimento escolar
Considerando que o baixo rendimento pode estar relacionado com questões mentais e emocionais (ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade etc.), a psicoterapia atua para que os desconfortos da criança sejam percebidos e entendidos, sendo assim, diminuídos e, consequentemente, o processo de aprendizagem mais proveitoso.
2. Melhor desenvolvimento das habilidades emocionais
Por meio dos métodos psicoterápicos, a criança passa a entender suas emoções e seus sentimentos, sabendo como lidar com eles e até mesmo melhor demonstrá-los. Assim, por meio das sessões, é possível desenvolver habilidades importantes, como a inteligência emocional, para a infância e também para toda a vida.
3. Promoção da interação social
Ao perceberem que a criança apresenta dificuldade de interação com outras crianças, os pais ou responsáveis tendem a buscar auxílio psicoterápico. Nesse caso, com apoio do profissional, a criança irá aprender a desenvolver suas habilidades comunicacionais, quebrando barreiras até que consiga estabelecer vínculos que são necessários para o crescimento e amadurecimento mental saudável.
4. Desenvolvimento da criatividade
Como falado, a psicoterapia acontece também por meio de aplicação de atividades lúdicas. Quando aliadas com a inteligência emocional desenvolvida, a criança acaba desenvolvendo melhores capacidades criativas, imergindo-se em um novo mundo, expressando seus sentimentos por meio de pinturas, desenhos e principalmente pela fala.
5. Redução dos sintomas da ansiedade
A ansiedade é o mal do século, já atingindo mais de 20% do público infantil. Especialistas recomendam que um acompanhamento seja iniciado, pelo menos, a partir dos 8 anos de idade, mas melhor ainda se a psicoterapia for procurada antes disso.
Além de benéfico para o bem-estar, a diminuição dos sintomas de ansiedade infantil pode contribuir para melhorias nas relações com os pais, responsáveis, familiares e demais pessoas do seu ciclo.
É hora de procurar uma psicoterapia infantil!
Em alguns casos, a percepção de que a criança precisa de psicoterapia pode ser difícil e até mesmo demorada, tudo por conta dos sinais nem sempre objetivos.
Sendo assim, é válido considerar qualquer possível indicador, por exemplo:
- aumento e constância nas reclamações escolares;
- dificuldades de concentração;
- rendimento escolar fora do esperado;
- dificuldade de fazer novas amizade;
- hiperatividade;
- timidez excessiva;
- apatia;
- tristeza constante;
- picos de comportamento agressivo.
Ademais, o passo mais importante é que os responsáveis, ao identificarem qualquer sintoma, procure ajuda de um profissional da Psicologia.
Quanto antes o auxílio psicoterápico for utilizado, maiores as chances de reverter o quadro, fazendo com que a criança volte a ter uma vida mais confortável, autoestima elevada e alegria.
Aqui, na 4Minds Saúde, atuamos com profissionais prontos para encontrar o melhor e mais eficaz tratamento psicoterápico para o público infantil. Conheça mais sobre a nossa clínica e agende uma sessão de psicoterapia.